8 de agosto de 2017

0

Septoplastia, Turbinectomia e Sinusectomia de Maxilar

Ola!
Quanto nome estranho não é?
Eu explico. Pra quem ainda não sabe sou diagnosticada com Esclerose Múltipla desde 01/07/2015, pra quem não viu veja aqui, pois é, mudei de neurologista este ano, e ela é excelente, e me virou do lado avesso. Olhando mais a fundo minhas ressonâncias magnéticas, coisa que a outra neuro praticamente não fazia, ela se espantou com a de crânio, e fez a seguinte exclamação: "Menina, como você respira?" "É tudo congestionado!". Me encaminhou para otorrino que de pronto me encaminhou para um cirurgião, que de imediato marcou minha cirurgia para dia 31/08/17. Fiz estas 3 cirurgias: Septoplastia, Turbinectomia e Sinusectomia de Maxilar, pois no futuro isso poderia ser prejudicial ao meu quadro clínico.

Septoplastia: é a cirurgia realizada para a correção do desvio do septo nasal. O septo nasal é uma estrutura formada por cartilagem e osso, localizado na porção interna do nariz e responsável por separar as duas fossas nasais. O desvio do septo nasal é causado por trauma, ou, mais frequentemente, pelo crescimento excessivo e desviado do septo nasal. A cirurgia está indicada em paciente com obstrução nasal, respiração bucal constante, rinossinusites de repetição e roncos. A cirurgia é realizada por dentro do nariz, não sendo realizada nenhuma incisão externa, não deixando, portanto, nenhuma cicatriz visível no rosto. 


Turbinectomia: consiste na remoção parcial dos cornetos inferiores e/ou médios, promovendo aumento da passagem de ar pelo nariz. Alguns pacientes apresentam também aumento dos cornetos inferiores e/ou médios, que contribuem para dificultar a respiração pelo nariz. Os cornetos são estruturas presentes em todas as pessoas e responsáveis por umidificar, aquecer e filtrar o ar que nós inspiramos pelo nariz. Muitos pacientes com rinite alérgica apresentam aumento destas estruturas. 


Sinusectomia de Maxilar: consiste em remover delicadamente estruturas que dificultam a drenagem dos seis da face com instrumentos adequados, facilitando a drenagem de catarro produzido diariamente pelos seios. Pacientes com sinusite crônica com ou sem polipose nasal, que apresentam queixa de nariz tampado, associado ou não a redução do cheiro e presença de catarro no nariz que constantemente cai para a garganta, (meu caso total) e não melhoram com o tratamento clínico.

O otorrino que me operou foi ótimo, internei as 5h30m e as 7h00m estava operando, as 10h40m estava retornando ao quarto, tive alta no dia seguinte, com algumas recomendações de não poder assoar o nariz, não comer ou beber nada quente, manter a cabeça com travesseiros altos, fazer a higienização correta, tomar medicamentos. 
Graças a Deus não tive inchaço ou hematomas. No terceiro dia tive um congestionamento e dores de cabeça e nos dentes, mas creio que seja pelo fato de estar com slipts nasais, ele não chega a ser incômodo, mas é um tanto estranho. Dá uma sensação de que seu nariz está bem cheio de secreção e uma vontade louca de assoar rs!
Logo de cara já percebi que estava respirando livremente rs e o paladar? Meu Deus do céu como existem coisas gostosas kkkk mesmo na primeira semana já percebi isso. Sete dias após a cirurgia (ontem) retirei os slipts no consultório médico, confesso que não foi muito agradável, tive queda de pressão inclusive.
Sinceramente a noite anterior foi a pior de todas, não preguei os olhos e não via a hora de tirar isso do nariz! Meu nariz não ficou tampado, mas parecia que a garganta estava, e como secava a narina e a garganta, eu não conseguia dormir de jeito nenhum. Pra mim, os piores dias foram após o 4º dia de cirurgia.
Em compensação, esta primeira noite sem os slipts foi a melhor da minha vida! Era tanto ar no meu nariz que pensei que fosse morrer kkkkk. O médico marcou retorno para daqui 10 dias, já posso assoar o nariz e devo continuar a limpeza com soro. Estou deixando o umidificador ligado 24hs em casa, São Paulo está em estado de atenção por conta do tempo seco, e para minha cirurgia isso é terrível. É inexplicável a qualidade da minha respiração, pude perceber que nunca respirei de verdade!
Se recomendo a cirurgia? Não só recomendo como já estou levando meus filhos para verificar se necessitam, porque ambos sofrem muito, coitados. Mas não esqueçam que é uma cirurgia, com anestesia geral, que requer cuidados e muita atenção! Só faça se realmente for indicado!
Então é isso!
Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...