19 de fevereiro de 2014

50

Maneiras de Passar Roupas!

Oie!

Cuidar da casa, da comida ou dos filhos, muitas vezes, não é tão difícil quanto passar roupa! 
Além de lavar as peças, estendê-las no varal para secarem ao sol e recolhê-las, devemos ainda ter cuidado em separá-las para passar a ferro. É um processo trabalhoso - muito trabalhoso! – que demanda muito tempo e dedicação.
Há muitas mulheres, e alguns homens que se arriscam nessa tarefa doméstica, que veem uma dificuldade nesse tipo de atividade. É um trabalho cansativo, demorado, minucioso e importante: é um tanto desagradável encontrar alguém que esteja com roupas amassadas e amarrotadas. Isso gera uma ideia de desleixo e não é o que queremos!


Porém, devemos destacar alguns detalhes que fazem a diferença na hora de se aventurar num monte de roupas. Podemos seguir algumas etapas simples, mas que facilitarão o serviço.
Primeiramente, vamos prosseguir com a lavagem: separe, tradicionalmente, os tipos de roupas que serão colocados na máquina, isso vai evitar possíveis manchas, desbotamentos e transmissão de odores, por exemplo.
Siga sempre as instruções das etiquetas, elas indicam restrições de lavagem e deixarão claro qual produto pode ser utilizado em cada peça. Há roupas que não podem ser misturadas a alvejante com cloro ou até devem ser lavadas a seco. Essas informações vêm diretamente do fabricante, porém, não será sempre que estarão evidentes, fique atenta!


Após lavar as peças, estendê-las e recolhê-las secas, vamos à parte que mais nos preocupa: o ferro! Na verdade, não é nenhum bicho de sete cabeças, apenas dá trabalho. Uma dica que pode valer bastante a pena é ainda no processo de secagem: ao recolher as roupas e prepará-las para a tábua de passar, evite deixá-las amontoadas ou todas juntas; dependendo do tecido, se estiver muito amassado será ainda mais difícil de passar. Você pode dobrá-las ao meio e ir empilhando para que fiquem sempre esticadas.


O Ferro de Passar: Bem, vamos para a parte quente do assunto. A temperatura do ferro deve começar baixa e ir aumentando ao longo da tarefa. Por que isso? Para que seja economizada energia e que o aparelho tenha maior durabilidade. 

A Separação: Separe as peças de acordo com o tipo de tecido: os primeiros a serem passados serão os mais leves e que desamassem com maior facilidade, como nylon, lycra e seda. Em seguida, reserve os mais pesados e resistentes ao calor para serem passados com temperatura mais alta e vapor, no caso jeans, algodão e material sintético.


Tecidos como Seda e Veludo que têm brilho só devem ser passados a ferro pelo lado avesso. Não se aventure em passá-los normalmente, você pode perder uma peça valiosa e que ama muito! Para a seda, faça movimentos bem rápidos para não correr o risco de danificar o tecido. Já para o veludo, se os pelinhos estiverem difíceis de serem endireitados, lance bastante vapor sobre a peça - mas sem encostar o ferro -, isso vai ajudar a voltá-los ao normal.

Para Nylon e Lycra, o indicado é manter a temperatura do ferro bem baixa e deslizar o aparelho sobre a peça rapidamente; evite deixar o ferro em contato com o tecido por muito tempo, as consequências podem ser desanimadoras.

Tecidos mais resistentes à temperaturas altas devem ser os últimos. O ferro deve estar já aquecido e com reservatório de água cheio, pois utilizar o vapor para desamassar e diminuir o amarrotado facilitará seu trabalho. Jeans e Algodão estão nessa lista.

O material Poliéster deve ser o último dos últimos! Por ser mais resistente ele exige um pouco mais de sua força e paciência. Abuse do vapor, ele será o seu maior aliado. Mas tenha fé, persista e lembre-se: todo esforço valerá a pena!

E então, donos e donas de casa, gostaram do post? Por mais que digam que aparência não é tudo, ela conta muito! Uma roupa bem passada impressiona, e agora, depois dessas dicas, podemos praticar bastante. Fiquem ligados no blog para mais dicas do dia a dia!

Este post é uma contribuição da equipe do Buscapé ao blog Lar dos Buscapé.
Image and video hosting by TinyPic

50 comentários:

  1. Ótimo post! =)
    Muitas vezes a gente faz tudo no automático e esquece de separar as roupas o que pode acabar estragando ou fazendo com que elas durem menos.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi Sessa
    Eu só passo roupa quando vou sair e não me considero uma boa "passadora" de roupas rsrsrs
    Mas sempre presto atenção na temperatura para cada tipo de tecido :)

    Bjos

    Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não me considero não, aliás odeio passar roupas! BJaum

      Excluir
  3. Por incrível que pareça, adoro passar roupa menos naqueles dias que
    são super quentes ,passo roupa até de manhãzinha pra não sair amassada.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora onde? rs Vou mandar as minhas pra vc então kkk! Eu não gosto não!! Bjaum

      Excluir
  4. Fiquei super triste semana passada!
    Coloquei um vestido que eu amava para lavar e secar e ele encolheu!
    Essa vida de dona de casa não é fácil!

    Blog Dona Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que ódio, mas tinha alguma coisa escrita na etiqueta quanto a não secar de maneira mecânica? Porque hoje em dia são difíceis tecidos que encolham na secagem! BJaum

      Excluir
  5. Ai, detesto passar roupa!!!! Mas toda dica é válida né? Adorei Sessa...e óh, consulta sua agenda aí, q to pensando em te fazer uma visita...as quintas é melhor pra mim, pq meus filhos saem mais tarde da escola, ve aí e me fala tá? Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Sessa essa não é uma das melhores tarefas de casa com esse tempo quente né!!!
    Eu gosto de passar roupas, mas não consigo ficar muito tempo em pé.
    Achei ótima suas dicas.
    Beijos e fique comDeus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene como disse anteriormente: Pena que vc mora longe rs! Bjaum

      Excluir
  7. Yo odio planchar la ropa , en mi casa con 5 niños solo se dobla ,, solo la ropa de mi marido se plancha ,,, buenos tips

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto não rs! Mas é necessário por conta das crianças principalmente! BJaum

      Excluir
  8. Ótimas dicas, tudo o que facilita na hora de passar roupa é bem vindo hehe

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, principalmente quando não se gosta da tarefa kkkk! Bjaum

      Excluir
  9. Oi queridona, vc tem razão..., um pouco de organização faz toda diferença,mas te confesso que esse negócio de passar roupa não é de Deus não kkkk!bjos

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas. O tarefinha chata essa....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me lembre porque tem algumas para passar. Eu deixava acumular muita roupa e aí já viu a preguiça, agora tento passar toda semana! Ficou menos dolorosa a tarefa! BJaum

      Excluir
  11. Aff!! Pior q passar roupa é passar camisa social todo santo dia!... #odeiomasfaço
    Sumi pq ñ recebo sãs atualizações mais, maluquice, né?!?
    Vou voltar mais vezes! Vc vê pelo IG q o Theteco me suga, né?! Rsrs
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, minha linda!

    Com um post desses, até quem não gosta de passar roupas passa à gostar, viu?
    Agora vou te contar uma coisa que já contei lá no Meu Doce Lar e as comadres ficaram ma-lu-cas: gosto (e mto!) de passar roupas!
    Claro, precisa ser um momento do dia que não esteja tão quente e mais tranquilo.
    Gosto, especialmente, pq aquele movimento de vai-e-vem que fazemos com o ferro me relaxa. E depois, nesse momento de tranquilidade, medito, penso, planejo... é mto prazeroso!

    Lavo 2 máquinas de 10kg de roupa à cada 2 dias da semana, acredita? Isso pq somos em 3, somente: eu, meu marido e meu filho de 2 anos e 3 meses.
    Já imaginou, então, o qto passo de roupa?
    Tem que gostar msm, não acha?! Kkkkkkkkk...

    Bjs e um final de semana abençoado!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sessa,
    Esse é meu terror, passar roupas... detesto!rsrs
    Não sou boa nisso não, mas vou anotar essas dicas para ver se melhoro meu desempenho nessa área!
    Vou lá ver o link para as letrinhas que você fez... fiquei curiosa!!!rsrs

    Beijinhos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  14. OI Sessa, obrigada pelo carinho querida, adorei as dicas, mas não gosto de passar roupa, mas passo,pois não gosto de roupas mal passadas.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  15. Oi Família, rsrsrs, olha eu ate que gosto de passar roupas ,mas tenho preguiça de passar, eu deixava juntar e depois levava a metade do dia passando as danadinhas, agora procuro passar toda semana para não juntar e eu não ficar com preguiça, e eu sou minuciosa em detalhes a roupa tem que ficar esticadinha e cheirosa, com cara de roupa vinda da lavanderia, viu sou maluca mesmo pode internar rsrsrs. Um beijo nos corações.

    ResponderExcluir
  16. OH Sessa, me desculpe eu coloquei o nome da Karin porque cliquei no comentário que ela deixou no meu blog aí direcionou para o Google+ e eu acabei colocando o nome dela no comentário, liga não eu passei o dia todo dando faxina na casa e ainda retirei rejunte velho do box do meu banheiro, sabe aqueles lugares onde o rejunte vai ficando feio então refiz tudo e acabei agora a noite, então eu tenho certeza que você está até com pena de mim rsrsrs, a casinha esta tão cheirosa... e eu morta e sem raciocínio, então perdoa ou não??? rsrsrs Um beijo no seu coração SESSA

    ResponderExcluir
  17. Olá, obrigada pela visita lá no blog. Vou estar aqui te acompanhando e vou ler os posts antigos. Abraços
    minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sessa,
    Tenho uma pilha me esperando...mas não estou muito animada...
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Sessa querida !
    Que alegria te visitar ! Amei seu blog !!
    Estou linkando ele lá na lista dos blogs que amo visitar assim fico sempre em dia com as novidades daqui !
    Um beijão, querida !
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  20. Sessa passei p retribuir a visitinha la no blog e amei tudo, sua casa é liiiiiinda!!! Qto a passar roupas é umas das únicas coisas na casinha que n gosto mto de fazer...rsrsrs, mas a faço toda semana p n acumular, afinal casa c 5 pessoas....junta mta roupa...socorroo..rsrsr...bjao

    ResponderExcluir
  21. Sacanagem quem inventou esse negocio de passar roupa..rsrsr
    Eu passo só as camisas do marido...

    Beijoos
    Ma

    www.tudoaomeuamor.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie,muito interessante seu post,amei os detalhes dos e Blog,principalmente a cadeira rs é que no meu Blog tb tem uma cadeira :D
    Quero te convidar pra fazer uma visitinha lá em casa :D
    http://emcasademaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu gosto de lavar roupas, gosto de estendê-las no varal, faço bem feito e fica tudo muito esticadinho, mas passar roupa....eu não gosto não.
    Sei passar roupa e passo muito bem, minha sogra me ensinou a muitos anos.
    Passo na necessidade, mas se eu posso pagar alguém para fazer esta parte do trabalho pra mim eu pago sem dó. É um dinheiro bem investido! rs

    um bejo

    ResponderExcluir
  24. Eu detesto passar roupa coloc as roupas no varal no cabide para minimizar o que tenho que passar!!
    MAs amei suas dicas!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Sessa, olha vou ser bem sincera, se tem uma tarefa de casa que odeio é passar roupa, rsrs sério mesmo, fujo disso, rsrs geralmente compro peças que não tem necessidade de passar e sigo algumas dicas que vc deu como já recolher do varal sem amontoar tudo, já vou tirando e dobrando no meio, as de ficar em casa mesmo nem passo, rsrs e as outras de passeio só passo na hora que vamos usar, kkkkk
    bjos querida!

    ResponderExcluir
  26. Adorei o seu blog! Tava sentindo saudades daquelas conversinhas diárias.... E achei aqui esse tema!
    Morro na Alemanha e aqui o lema é fazer tudo sozinha! Aprendi a fazer de tudo um pouco, mas afirmo também que passar roupa não sou muito fã.
    Com inverno aqui temos secadora de roupa e é uma ajuda grande. As roupas saem quentinhas e logo dobrando, nem precisa passar.
    Amas afirmo que nem sempre da tempo esperar a secadora acabar o programa e acabo esquecendo... Aí já viu, tem que passar mesmo.
    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  27. Oi ambígua.
    Se tem uma coisa que não faço e nem gosto é lavar e passar roupa, não tem jeito já tentei fazer e não da certo, em extrema necessidades coloco na máquina e ponho para secar, dobro e guardo.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  28. Oi Sessa, adorei as dicas. Acho que a maioria das pessoas não gosta de passar roupa e eu não sou uma exceção. Mas se seguir as dicas fica melhor.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  29. Sessa pense um trabalho domestico que eu odeio rs
    se pudesse nunca passava roupa.

    baci

    ResponderExcluir
  30. Se tem uma coisa que não sei fazer nos trabalhos domésticos, é passar roupa. O post vai me ajudar na organização e assim, de repente, eu posso me sentir melhor fazendo essa atividade.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  31. Sessa, eu jamais conseguiria fazer essa tarefa tão bem viu! Detesto passar roupa, acho que é a pior parte do serviço doméstico, mas...nós, pobres mortais temos que fazer kkkk.
    Eu tento acumular e separo mais ou menos assim, as de sair eu passo todas, as de ficar em casa, nem que a vaca tussa, roupas de cama, de jeito nenhum, panos de fogão e toalha de mesa...eu passo, mas acho que ainda posso melhorar muito.

    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  32. Adorei as dicas, já vou anotando tudo para quando me mudar para o apê já estar por dentro! rsrs Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Amei as dicas, tudo que facilite essa tarefa chatinha é bem vindo, bjs!!!

    ResponderExcluir
  34. ADOREI AS DICAS MUITO LEGAIS , É UMA PARTE SUPER QUENTE PASSAR ROUPA ..AHAHHAH , MAS NÃO TEM COMO ESCAPAR DISTO VALEU PELAS DICAS E PARABÉNS CADA VEZ MAIS LINDA SUA PAGINA

    BEIJOS

    MÁRCIA REGINA

    ResponderExcluir
  35. amiga amanha tiro as fotos do granito e te mando ta?desculpa a demora, passei carnaval so organizando a festinha do meu bb,rsrs.

    bjsss
    ana

    ResponderExcluir
  36. Roupas deveriam ser autolimpantes e 'autopassantes', né! Ninguém merece.
    Passar roupas é uma arte mesmo, e confesso que eu quebro o galho... hahaha!
    Adorei o post.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  37. Taí um ofício que não gosto. Passo roupa por obrigação e quando não tem jeito. Agora, que faz a diferença uma roupa bem passada, faz! Você tem razão.

    ResponderExcluir
  38. Oie boa noite ti indiquei para uma tag em meu blog vai la beijinhos!

    ResponderExcluir
  39. Eu também te indiquei para o desafio, agora vão ter que ser dois poemas, rsrs!!! Beijos Sessa

    ResponderExcluir

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...