28 de outubro de 2013

23

A torneira ideal!

Oie!
Como sabem meu próximo projeto é a minha cozinha! 
Faz 2 anos que estamos morando no apê e por conta da lava louças, vou aproveitar e projetar a minha pia e bancada tim tim por tim tim. Porque quando pegamos as chaves do apartamento, percebemos que tinha muita coisa a gastar, afinal ele é grande, e muitos cômodos a decorar. Então fizemos o mais grosso, gesso, piso da sala, móveis. Deixamos de lado os pisos dos banheiros, cozinha e varanda porque dava pro gasto. E agora que as coisas se assentaram vamos arrumar cada cômodo aos poucos, sem dívidas e um de cada vez!
Por conta da lava louças terei que mudar minha pedra da pia, então já estou fazendo as pesquisas para ter certeza do que quero.
Uma coisa que não dei importância foi a torneira, deixei a que veio da construtora, mas acho que chegou a hora de trocar, não colocarei uma muito cara, pois não lavarei mais louça né gente!

1. Qual a diferença entre torneira, misturador e monocomando?
A torneira é básica: tem um só manípulo (nome dado à alavanca de abertura) e libera água em uma unica temperatura. Já o misturador aciona água quente e fria, usadas separadamente ou mescladas. Os misturadores podem ter um manipulo para cada temperatura (o chamado duplo comando) ou ser um monocomando uma só alavanca controla temperatura e vazão de água


2. O que é melhor: modelo de bancada ou de parede?
Somente na necessidade de uma eventual manutenção é que o primeiro leva vantagem sobre o segundo: A torneira de bancada acaba sendo mais pratica, já que não é preciso quebrar parede em caso de vazamento

3. Por que ter um arejador?
Essa pecinha na ponta da bica oxigena a água, misturando ar ao fluxo, o que promove uma economia de até 50% no consumo de água. Outra vantagem está na redução de respingos. Caso a sua torneira não tenha arejador, você pode comprar uma pecinha avulsa, de rosca ou de encaixe, conforme a necessidade.

4. Torneiras de cozinha seguem tendências?
A praticidade dita a regra. Os misturadores monocomando tem ganhado espaço porque permitem controlar vazão e temperatura de uma só vez. Os modelos com corpo móvel também são interessantes, ja que facilitam a lavagem da pia.

5. Ao escolher o modelo, que dimensões devo levar em consideração?
Entre o bocal de onde sai a agua e a bancada da pia, precisa haver uma distancia de cerca de 30cm, não importando se a torneira é de bancada ou de parede. Observe também onde a água cai: o ponto deve coincidir com o ralo ou ficar no máximo 4 cm atras dele para que não haja muitos respingos.

6. O que é o famoso cartucho cerâmico?
E o que significa dizer que uma torneira tem sistema de abertura de 1/4 de volta? O antigo courinho, que precisava ser trocado de tempos em tempos, deu lugar ao cartucho cerâmico, cujo desgaste é minimo, por isso raramente ha pinga-pinga. Alem dessa vantagem, o cartucho possibilitou o desenvolvimento de torneiras que nao requerem abertura total para liberar a água: basta girar 1/4 de volta ou 1/2 volta, dependendo do produto. Isso agiliza o manuseio e diminui o desperdício de água e de energia, quando existe aquecimento, claro.


7. Como limpo as torneiras de casa?
Não importa o material: bastam uma esponja macia e sabão neutro. Esqueça a palha de aço, pois risca e danifica o acabamento das peças, que acabam enferrujando. Sempre que sentir necessidade, retire os arejados e limpe a telinha interna com uma escova, já que ela tende a acumular resíduos trazidos pela água.

8. E se uma peça nova der problema?
Os fabricantes brasileiros devem, por lei, oferecer garantia minima de cinco anos. Em vez de chamar um encanador, que pode mexer no mecanismo e levar à perda da garantia, procure a assistência técnica da marca. Mas previna-se de problemas: antes da compra, confira se a marca em vista está cadastrada no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). É só visitar o site www.cidades.gov.br/pbqp-h

9. Minha torneira é comum. Há algum jeito de ter água quente nela?
Há duas formas que dispensam quebradeira. A primeira é investir em um modelo elétrico. Existem os tradicionais, com aquecedor no próprio corpo, e os mais modernos, que têm a caixinha de aquecimento fixada embaixo da pia. Em ambos os casos, a instalação deve ser feita por um bom profissional para garantir a segurança durante o uso. O consumidor deve verificar a voltagem da peça e também se o disjuntor e a fiação da casa atendem às especificações do fabricante. A segunda forma de ter água quente é adquirir um aquecedor avulso e, também com a ajuda de um eletricista, instala-lo na torneira, fazendo a adaptação necessária. Se já houver um misturador (monocomando ou duplo comando), mas não água aquecida, essa é uma boa opção. Lembre-se, porém, que não importa o tipo que escolher, sua conta de energia elétrica ficara mais cara.

Viram só como não é tão simples assim? Eu achava que era só chegar e escolher a mais bonita!
Bjaum

Fonte: http://casa.abril.com.br/
Image and video hosting by TinyPic

23 comentários:

  1. Ave Maria!! Eu também pensava que era só por aparência! Gostei muito de saber a diferença, agora é analisar bem e escolher a melhor!
    Beijokitas

    quemnaocasatambemquercasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sessa!! Seu post ficou incrível!! Não sabia da pecinha do arejador que poderia ser comprado separadamente, sempre quis isso nas torneiras do apê mas não sabia o nome (que burrinha eu né) kkkkk agora quando chegar a hora de comprar já sei o que pedir!!!
    Esse aquecedor de água tbm é uma ótima ideia!!
    Bom finde!! Bjão

    ResponderExcluir
  3. Menina, adorei a postagem. ficou muito boa!
    http://oapedemarcoejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sessa minha querida vc deu uma verdadeira aula sobre as torneiras e isso foi muito bom. Pra te falar bem a verdade eu ia pela marca, beleza e pelo preço é claro. Confesso que as minhas aqui ainda não deram nenhum problema e são todas monocomando, sem misturador, meu marido não quis colocar aquecedor solar quando fizemos a casa. Só a torneira do tanque é mais comum. Obrigada por trazer essas informações. Dá um beijão nos meninos!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene! Obrigada! Dou bj nas crianças sim e dá outro no seu lindinho! Bjaum

      Excluir
  5. Yo no sabía que esas piezas se pudieran comprar por separado,, muy buen post Sesse
    Besos

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm preciso de uma torneira para a cozinha, mas ta dificil.. não acredito nos preços abusivos. Esse final de semana que fomos na Dicico, tinha uma torneira lá de 2 mil reaissssssssssss, aquelas que parece do Transformers kkkkkkkkkkkkk, são lindas mas nem a pau que eu pago. Primeiro pq não tenho dinheiro pra pagar isso numa torneira segundo pq é um luxo demais né? kkkkk

    A minha é de pia, vou querer uma bem altinha encurvada, ja vi umas por ai... vou comprar mais pra frente. Tem uma que é reta, linda mas acho que deve ser dificil lavar panela la.. não sei.
    Beijão pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me recuso a pagar uma fortuna numa torneira! Besteira! Bjaum

      Excluir
  7. Oi Sessa,
    Estava justamente pensando em qual modelo colocar na minha cozinha, até comentei a respeito no meu ultimo post, rsrs e adorei as informações, agora só falta escolher, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa... tem que pensar em tudo isso pra colocar uma torneira na cozinha? Caramba... rs... Eu acho que vou manter a que a construtora entregou... é bonitinha...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é... eu mantive a que veio, misturador, mas tô a fim de trocar depois de 2 anos de moradia, aproveitando que vou mexer na pia. Bjaum

      Excluir
  9. Oi, Amiga! Saudades tb!! Vou tentar arrumar um tempinho pra postar! Ainda estou decorando o banheiro e respirando $$ um pouco! Rs! Boa sorte na reforma da bancada! Certeza q vai arrasar como sempre! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades menina! Não nos abandone e mostre logo o que andou aprontando! BJaum

      Excluir
  10. Sessa, excelente suas infos, super obg! Sabe q pretendo daquelas já com filtro e monocomando, mas preciso rever se a duplo comando q vem da construtora usa um furo só tb e quem sabe aproveitar pra trocar posição para parede pois me parece mais prático sobrando espaço na mini pia (1,20m).

    ResponderExcluir
  11. Vizinha!!!!

    Gostei muito do post!!!! Bem explicativo...
    Eu queria muito essa de Monocomando, porém a $$$$ está curta, então comprei uma baratinha p quebrar o galho!!!!!
    Vi na C&C torneiras que custam mais de mil reais!!!! morri!!! rs

    ResponderExcluir
  12. Nao tinha noção da complexidade de escolher uma torneira, para mim era só aparência e preço, muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim o misturador cozinha é imbatível! De longe é a melhor torneira de todas!

    ResponderExcluir

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...