21 de outubro de 2013

41

A Lava Louças! Essencial?

Oie!
Fiz meu projeto de cozinha e não pensei num eletrodoméstico que antigamente era o vilão das contas de uma casa: A Lava Louças!
Mas coloquei na minha cabeça que quero e preciso desesperadamente de uma. Sabe porquê? Eu conto!
O tempo é um bem muito escasso na sociedade moderna e as pessoas com muitos afazeres no dia a dia não querem perdê-lo com atividades, como lavar a louça.
De acordo com levantamento feito por uma marca conhecida, ao lavar a louça uma pessoa gasta cerca de 300 horas/ano. Olha quanto tempo perdemos fazendo este serviço! Poderíamos estar passeando, fazendo as unhas, assistindo um filme com a família! E foi por isso que optei sim por modificar meus armários para que este item entre em ação na minha vida!

Economia de Água

Adquirir uma lava louças não é apenas uma opção para poupar tempo e lazer, mas também uma escolha com base no consumo consciente. Na lavagem manual, é preciso utilizar luvas para evitar o ressecamento da pele e uma esponja (material de difícil destinação correta e que só agora começa a contar com materiais sustentáveis). Além disso, uma lavagem de louças de refeição principal costuma jogar pelo ralo cerca de 123 litros de água.

Com a lava louças só é preciso utilizar o sabão e o gasto com água é seis vezes menor (cerca de 20,5 litros), sem contar que a quantidade de louças que é possível lavar por ciclo é bem grande - em uma lavagem é possível limpar a louça de até 12 pessoas.

Uma lava louças para 8 serviços, por exemplo, gasta cerca de 1.2 kw/h de energia, que representa um custo mensal muito baixo, compatível com o padrão A (consumo baixo de energia) para eletrodomésticos.

Dicas para usar a lava louças da melhor maneira possível:

  1. Cada ciclo da lava louça usa cerca de 3kw/h de eletricidade e com essa mesma quantia você pode tostar cerca de 300 pedaços de pães. Não precisa lavar antes de colocar na máquina. Os pratos não precisam ser completamente livres de alimentos, mas você deve raspar o prato primeiro para evitar entupimento, assim como faria na pia.
  2. Use a sua lava louças sempre cheia - isso ajudará a reduzir a quantidade de água que você usa por dia, alem de reduzir os custos de energia. Ela usa a mesma quantidade de energia e água, se estiver cheia ou não. Com ela cheia você economiza até 75 litros de água por carga ou 26 mil litros/ano.
  3. Use o detergente correto - é essencial pra sua saúde e para o meio ambiente.
  4. Detergente na quantia certa - as pessoas não sabem, mas acabam usando muito sabão na lavagem de louça e roupas também. Na lava louças você não precisa encher o recipiente inteiro de sabão. E se sua louça de plástico não ficar totalmente seca é normal, porque as lava louças modernas emitem menos calor do que as antigas e por isso o plastico não seca por completo.
  5. Arrumando a louça - coloque as peças grandes na parte traseira e nas laterais da lava louças para que eles deixem que a água e o detergente alcance outros pratos. Os pratos mais sujos devem ser colocados no centro para obter mais exposição a pulverização.
A máquina de lavar louças que escolhi para minha casa é da Brastemp, linha Ative, 8 serviços. Escolhi por conta da quantidade de louças lavadas de uma vez, pois somos em 4 e uma de 6 serviços não atenderia minha necessidade diária. Tem nas cores branca e cinza. E como meus eletros são em inox, optei pela cinza:




No meu apê e na maioria deles as construtoras ja disponibilizam as saídas de agua e uma tomada para a instalação deste eletrodoméstico. Se este não é o seu caso, saiba o que é preciso para ter uma dessas!

Instalação:

Antes de instalar uma lava louças, é necessário um projeto hidráulico de entrada e saída de água.
Mas se você não está a fim de quebra quebra, basta trocar sua torneira da pia por uma que tenha uma saída a mais de 3/4 para rosquear a mangueira da lava louças (entrada) e para dispensar a água da lava louças (saída), você pode usar a própria cuba da pia. E acomode-a na bancada da pia.

Onde a minha lava louças será acomoda? Tenho duas cubas na minha pia, que virará uma única cuba. Abaixo destas cubas, tenho uma porta basculante e um gavetão, que serão diminuídos na metade. A entrada e saída de água, bem como a tomada ficam localizados mais precisamente na direção daquele vazinho vermelho. Só ainda não decidimos se ficará no local que indiquei na foto abaixo, ou do outro lado. É bem provável que eu tenha que refazer a parte da pedra que estão as cubas, pois erá somente uma e em nova posição. Isso me ajudará também a aumentar a bancada próxima ao cooktop.
Marido já disse que não quer nem saber dessa obra, que tudo ficará por minha conta! Vou gastar sim, mas tenho certeza que valerá cada centavo gasto! Uma vez que ganharei na economia de consumo de água/luz, além de ter mais tempo para coisas interessantes!




Mostrarei o andamento da obra que será em breve, assim espero!

Fonte:
Image and video hosting by TinyPic

41 comentários:

  1. Sessa,amei seu post,acho que uma lavadoura de louça numa casa futuramente será
    como um computador todos vão ter,as mulheres precisam de mais tempo para outras
    coisas e lavar louça acho que é um serviço de casa que poucas gostam,eu não gosto
    rsrs,então já estou providenciando o lugar da minha.Parabéns fez a escolha do eletro certo!
    Bjjjsss Nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana concordo com vc! Porque somos obrigadas a lavar louças se existe alguem que lava pra nós rs! Bjaum

      Excluir
  2. Pois eu fiz toda a instalação e na hora de fazer os armarios, desisti!! Desde pequena ouço muita conversa sobre lava louças, que não presta, que temos que tirar até o ultimo grao de arroz, e que temos que passar uma aguinha antes, e as panelas... enfim... desisti.
    mas acho que me arrependi, pois odeio lavar louças... rrrss
    http://nossataosonhadacasinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Michele, eu não comprei ate hoje pois achava o mesmo que vc, mas as coisas mudaram e pra melhor! Como a louça da pia temos que raspar o prato, na lava louças é a mesma coisa. O resto até panela lava! Eu tb odeio lavar louças e com filhos na adolescência minha pia nunca para limpa e vazia... odeio! Por isso me propus em me adaptar pra ter uma! E nao vejo a hora! Bjaum

      Excluir
  3. eu também estou louca por uma

    bjks

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  4. foi o primeiro eletro doméstico que comprei há 20 anos, quando casei. em seguida, a doei. enquanto nao tive filhos, nao me fez falta de verdade. com as duas crianças crescendo, ela se tornou necessária. adoro e uso bem a minha. A primeira, de 1993, era uma Arno. A atual, que tem cerca de 8 anos, é Electrolux.
    Foi uma ideia tu teres comprado a máquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi é Fe, minha mãe tb comprou uma nesta mesma época, mas ficava ocupando espaço na pia e logo ela jogou foi no lixo pra quem quisesse pegar! Mas hj vejo que este item esta completamente reformulado e econômico tb. E na correria nossa do dia a dia tenho certeza que é indispensável. Por isso me propus ate em reformar aquela parte dos meus armarios. Bjaum e valeu pela dica

      Excluir
  5. Amiga, você sabe que eu sou completamente fã da minha e não vivo sem ela uso praticamente todos os dias, meu modelo é igual este da foto que você postou. Eu digo sem medo é um investimento que vale muito a pena, bela escolha.

    Bjs.. Boa Semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, não sabe como me motiva ainda mais! Vou comprar esta que postei menor não seria viavel. Bjaum

      Excluir
  6. Meu apê tem uma cozinha tão pequena que acho um desperdício colocar uma lava-louças lá... acho que prefiro não cozinhar pra não sujar louças... hehehe
    Beijinhos.,..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita pra não cozinhar enquanto não tiver os filhos, e quando os tiver duvido que continuará com a mesma opinião! kkkk Bjaum

      Excluir
  7. Oi amiga
    Ótima aquisição, vejo a lava louças como um item essencial em uma casa com filhos, não me vejo mais sem a minha...Enquanto ela lava as louças eu vou lavando as panelas...as vezes quando não está muito cheia ainda consigo colocar as panelas, mas percebi que por serem de inox ficam amareladas. Vc irá perder um pouquinho de espaço no armário, mas em compensação irá ganhar um tempão para vc!!! Isso é um ótimo investimento, seu maridão deveria ser o primeiro a concordar..., mas eu sei como é o meu tbm tem dessas coisas!!!! Ontem fiquei doidinha por uma maquina de cupcakes da Britânia e ele não quis comprar...rsrsrsrsrs
    Beijocas, minha amiga querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kelly agora mais do que nunca eu preciso de uma. Filhos crescendo e eu não consigo controlar tanta louça. Eu não gosto de lavar com luva, então pra manter as unhas pintadas é terrivel! O bom é que tenho bastante armários, tenho até uns vazios, então não sentirei não viu! Mas mesmo que fosse perder armarios... não mudaria de idéia! Bjaum

      Excluir
  8. Sessa minha querida amiga acho que vc não vai se arrepender nunca, eu não fico sem a minha "Isaura" apelido carinhoso que dei pra ela. As louças saem brilhando, copos e taças ficam impecáveis. É claro que vc não pode colocar louça com restos de comida, mas isso a gente não faz nem pra lavar na pia né...a minha é da esma marca só que comprei a branca, não me arrependo nem um segundo e até brinco que se ela estragar compro outra, mas não consigo ficar sem mais. Ainda mais a gente que trabalha fora e o tempo é bem escasso. Eu nunca coloquei secante, só uso o sabão em barrinha, até uso o Sun no momento que está mais em conta do que finish. Se não dá carga completa vc tem a opção de pré lavagem e depois completa. Parabéns e que vc seja muito feliz com sua isaura também.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  9. Sessa, estava mesmo fazendo pesquisa sobre lava-louças e simplesmente adorei suas dicas...Foram muito esclarecedoras e com certeza vai ser o próximo eletrodoméstico que irei adquirir...De repente o Papai Noel não tráz pra mim...heheheh..Bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi Sessa, é a Vi, se vai facilitar sua vida, tem que comprar mesmo..
    Não posso opinar sobre elas, nunca tive, talvez um dia venha ter, mas antes de adquirir qualquer coisa, pesquiso muito, os pros e os contras, vou em sites de reclamações só para ver se o que eu quero,se da muito defeito, se a manutenção é facil e só depois tomo uma decisão..
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi. Eu tambem faço isso, tinha optado pela elecrotlux mas vi muitas reclamações sobre a marca, ja a Brastemp, não foram muitas. Mas de fato é algo que ando precisando de verdade pois com filhos adolescentes tá quase impossivel manter minha cozinha em ordem viu!
      Muito obrigada!
      Bj

      Excluir
  11. Que bacana... boa sorte na sua aquisição!
    O post ficou bem informativo... adorei.
    Mas se tem outra coisa que eu adoro é lavar louças... hahaha! Tem quem me ache maluca, mas é uma das poucas coisas domésticas que gosto. Vai entender... rs!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Cici.... Vc é realmente louca kkkkk! Só falta vc me dizer que gosta de passar roupas... Pera que tô mandando uma ambulancia pra vc kkkk!
      Nunca curti isso amiga, e agora tô doida pra descobrir as maravilhas da lava louças!
      BJaum

      Excluir
    2. Hmmm... e se eu disser que ainda prefiro passar roupas do que cozinhar?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... ok, me interna!!
      Bj

      Excluir
    3. kkkk vc ja sabe o que penso.... já te disse! KKKKK

      Excluir
  12. Oi Sessa!
    Eu já tive lava louças assim que casei. Ela funcionou bem por uns 3 anos e depois acabei desistindo por não me adaptar a rotina com a máquina. Criança, mamadeiras, visitas, etc...
    Hoje não sei se teria de novo, minha rotina é tão organizada que não me faz falta uma lava-louças.
    Mas se eu optasse por comprar eu faria como vc pesquisa de prós e contras e encontraria a que melhor se adaptasse os espaço disponível e ao meu bolso .

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fabi, porque se tem uma coisa que nao consigo fazer é manter uma logica na organização da casa! Mas o que sei é que depois que limpo a casa toda, desisto de chegar na cozinha e ter que lavar a louça! Bjaum

      Excluir
  13. Oi Sessa,
    Quando eu me casei não queria lava-louças, mas me arrependi e agora não tenho coragem de fazer essa mexida nos móveis...mas queria muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Sessa,
    É engraçado que eu, tempos atrás, queria muito uma lava-louça, então, um belo dia meu marido me deu uma de surpresa, usei um tempo, depois, não conseguia mais usar. acabei doando para uma instituição para sorteio. Eu não tenho vontade de ter outra. Cada um tem suas preferências na organização da vida doméstica, né? Boa sorte com a sua, querida.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odeio lavar louças, alias acho perda de tempo! E quando se tem 3 homens em casa e ninguem gosta... só recorrendo à lava louças! Hoje ela é muito usada, quase fundamental! Bjaum

      Excluir
  15. Oi Sessa!
    Amei sua lava louças!!! Linda e super moderna!!
    Eu ainda curto lavar louças para relaxar um pouco a mente, rsrs... ainda porque somos em 2, quando sermos em mais gente, vira prioridade e compro uma também, kkk
    Linda sua cozinha... ah, deixa a lava louças a mostra, não esconde com porta!!! :)
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, ela ficará à mostra sim, só identifiquei onde será o cantinho dela. Onde adaptarei os armarios para dar lugar a nova amélia de casa! Bjaum

      Excluir
  16. Olha que está quase me convencendo de acrescentar mais esse item na lista de desejos! Quem tem diz que economiza muito tempo e espaço, pq não precisa ficar a pilha de louças em escorredor sobre a pia.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Val... neste momento minhas duas cubas estão carregadas kkkk! Preciso de uma lava louçaaaaaaaaas! Bjaum

      Excluir
  17. Olá
    Adorei suas dicas
    Tb quero uma lava louças na minha futura casa.
    abç

    ResponderExcluir
  18. oiê!
    Eu tbm não pensava em ter uma lava louças, mas agora eu quero desesperadamente! hahaha
    Tbm gostei da opção que vc escolheu quero uma assim... compacta.
    No meu caso irei colocar na lavanderia..pois a minha cozinha é um ovinho rs.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post, super esclarecedor. Eu achava que o equipamento consumia muita energia, já vi que não. No momento optei por não ter um lava louças, mas quem sabe posteriormente, pois sou a favor das coisas práticas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Amiga

    Eu quero tanto uma lava louça mas meu namorido acha q é besteira, q consome energia e bla bla bla
    Vou mostrar seu ótimo post p ele!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Um homem adentrando neste espaço...rs
    Sua lava louças já chegou? Estou entre a Electrolux 06 serviços e esta da Brastemp de 08 serviços! A diferença de preço entre elas é mínima, estou quase batendo o martelo, mas li mtas críticas sobre esta da Brastemp! Que estraga rápido, muitas que vêm com defeito...então estou meio perdido! Se já estiver com ela aí me conte sua experiência tudo bem? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruno, seja bem vindo! Espero que veja a resposta, pois não me deixou seu email para resposta. Eu ainda não comprei, mas vou de brastemp com certeza, pesquisei bastante, e encontrei muitas reclamações desta da electrolux, muitas mesmo. E da brastemp, algumas, mas algumas amigas teem e nunca deu defeito, algumas compraram até usada e ela ainda funciona, e olha que usam muito. Comprarei a brastemp 8 serviços mesmo nos proximos dias. Ab

      Excluir
    2. Oi Sessa, fiquei um tempo sem acessar o seu blog mas que bom, fico feliz pela sua resposta! Nas minhas pesquisas sobre lava louças já foi o contrário do que ocorreu com vc: As maiores reclamações eu li foram sobre a Brastemp (atualmente é o modelo ative BLF08)! Mas a Electrolux para 06 serviços achei muito pequena, fiquei muito inclinado a comprá-la mas fica muito apertado , principalmente pratos rasos q são maiores, mais altos e largos! Mas estou optando pela Brastemp pois como lhe disse a diferença de preço não é tão grande e ela é maior, mais alta, apesar de ser mais estreita que a da Electrolux 06 serviços! Já fui na loja física, olhei, o vendedor deve ter pensado q eu era maluco, pois fui pegando panelas, pratos do mostruário e ia colocando tudo dentro dela pra ter uma noção...rsrs! Provavelmente vou comprar no final deste mês (Fevereiro), se já tiver comprado a sua manda notícias! Tenho panelas de teflon, mas com o tempo ele "solta" por dentro, então tb estou querendo trocar minhas panelas para as de inox que dizem sair brilhando de dentro delas, não mancham e são as mais indicadas! Dá pra lavar panelas sim, desde que não fiquem totalmente com a boca para baixo pois isso impede o jato de água atingir o cesto superior se tiver algo menor lá em cima, então a recomendação que me falaram é colocar as panelas levemente inclinadas! Aqui em casa somos eu e minha mãe, mas levamos em conta que louças não são só pratos e tigelas, panelas... tem tb os utensílios que utilizamos para fazer a comida! Pode-se lavar somente pratos, utensílios (caso seja 4-5 pessoas) e depois lavar separadamente as panelas! Mas no meu caso como disse, dá pra lavar os pratos do almoço, jantar, vasilhas menores e panelas sim.. o dia que fui na loja e dei uma de doido eu consegui colocar 3 panelas (obviamente não grandes) e pratos e mais copos...e o vendedor só olhando! Só algo que me desagradou na Brastemp Ative é o design dela, as laterais parecem "amassadas", "afundadas", não sei se vc prestou atenção nisso, mas é o encaixe da porta com a máquina, não tem perigo de vazar água ali não! Bom, vou ficando por aqui, agradecendo sua resposta e vamos trocar mais ideias a respeito de nossas ajudantes no dia-a-dia! Não deixei endereço de e-mail mas tenho um blog tb, só que são somente meus escritos pessoais mesmo, poesias, estas coisas....mas farei um post logo que adquirir a lava louças e utilizá-la! Grande abraço e fiquem com Deus!

      http://ninhobruno.blogspot.com.br/

      Excluir
  22. Mandei minha resposta mas não sei se foi...verifique por favor :)
    Abraços Sessa.

    ResponderExcluir
  23. Menina, adorei as dicas!
    Eu admito que era meio preconceituosa quanto a tal da lava-louças porque antigamente ela não costumava ser tão boa né e a gente só ouve isso dos mais velhos. Mas minha amiga comprou uma e me convenceu... Parece valer muito a pena mesmo.
    E sabe o que eu pensei agora lendo seu post? Que no meu projeto eu coloquei ela longe da pia, não sei porque hahahah... Tem que ser pertinho né, pra ajudar no manuseio da louça. Vou lembrar disso, rs...

    Bjs

    http://meucafofopitoresco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...