27 de junho de 2013

14

365 dias!

Oie!
Hoje faz um ano que fiz minha cirurgia ortognatica (veja matérias no final do post). Confesso que nos 4 primeiros meses me arrependi, pois me olhava no espelho e não me via nele! Praticamente ninguém notou diferença, mas eu me olho desde que nasci, rs! 
Hoje me sinto mais bonita e me acostumei com meu novo rosto, até marido e filhotes vendo fotos antigas dizem que fiquei muito mais bonita.

A minha recuperação foi ótima. Nunca mais tive dores de cabeça (exceto naquela fase!), minha respiração melhorou muito, meu paladar então nem se fale... Hoje posso dizer que de fato saboreio as coisas que como. Mas uma única coisa que pode ser que nunca mais volte é a sensibilidade do meu lábio inferior. Eu não o sinto, bem como o queixo, desde a cirurgia, e às vezes acordo revoltada com a vida (na verdade sempre acordo mal humorada!), e bate aquele arrependimento. 
Isso se chama parestesia, que é uma alteração neurosensitiva (que é a interrupção do estimulo nervoso) causada, no caso da cirurgia Ortognática, pela compressão, estiramento ou uma agressão traumática. Os nervos são estruturas muito especializadas e delicadas e quando estimulados ou lesados diretamente, podem gerar a parestesia, que pode ser temporária ou permanente. Isso provoca sensações estranhas sem perda total de sensibilidade, diferente da Anestesia, que é a ausência total da sensibilidade.
Andei pesquisando e em alguns casos ela praticamente some com algumas técnicas de acupuntura ou laser, mas vou consultar meu buco-maxilo-facial para que me indique a melhor forma de recuperar minha sensibilidade.

Como não foi necessária a intervenção no maxilar (parte superior), ainda uso aparelho ortodôntico fixo para corrigir o alinhamento dos dentes. Mas creio que esteja quase lá (acho que mais uns 2 meses de uso). Corrigido o alinhamento, passarei a usar contenção por até 2 anos para que o processo não retroceda. O queixo nunca mais volta a posição inicial, usando ou não a contenção, pois na cirurgia são colocados parafusos e placas, mas os dentes se sentem perdidos e podem retroceder sim! 
Se recomendo a cirurgia? Sim recomendo! 
No meu caso era o queixo retraído (queixo pequeno), mas a cirurgia também é indicada para queixo projetado para frente (prognatismo), face curta (ao sorrir a pessoas mostra pouco ou não mostra os dentes superiores), face longa (sorriso gengival onde se mostra muito os dentes e gengiva), dentre outras.

Prognatismo:

Queixo retraído ou pequeno (euzinha de modelo):


Diário da Cirurgia - veja aqui!
Pós Cirurgia - veja aqui!
Minha recuperação - veja aqui!
Hoje em dia...



É isso, 365 dias pós ortognatica!
Image and video hosting by TinyPic

14 comentários:

  1. Hola Sesse yo tengo una hija que tengo que operarla a futuro, ella todavía es pequeña y debo esperar a los 18 años ,,, al ver su buena recuperación más me ánimo a intervenir a mi hija
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. A diferença é bem sutil mas tem diferença sim... ficou muito bom... e acho que só o fato de não ter mais dores já ajuda muito mesmo... compensa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sessa, nossa que vitória né! É tão bom... Olha meu amigo de infância tem prognatismo e há alguns meses fez a cirurgia dele, está radiante. No comecinho foi como vc, ficou se sentindo um estranho no mundo, hj esta muito realizado. Não esta 100% recuperado, mas aos poucos chega lá. Tô aqui torcendo para que a sua sensibilidade volte viu... será que com algum estímulo de fisio não te ajude??? Bom vou ficar acompanhando essa saga e se souber de algo te comunico!

    Bjo Bjo Bjo

    Fran
    ninhodocravoedavlor

    ResponderExcluir
  4. Oi Sessa!
    Toda cirurgia tem seus prós e contras, mas quando os prós são maiores eu sou super a favor!
    Pelas fotos que você mostrou vi que realmente foi algo muito sutil, você ja era bonita, mas também achei que você ficou mais bonita!

    Beijinhos e boa quinta-feira!

    ResponderExcluir
  5. Caramba! Que diferença! Até as bochechas parece que esticaram! Rsrs... É claro que ficou muito mais bonita! Minha ortodontista disse que eu tbém preciso fazer essa cirurgia, mas eu acho que ela tá inventando coisa! Depois de saber o que vc passou... de jeito nenhum! Bjus...

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Que diferença! Até as bochechas parece que esticaram! Rsrs... É claro que ficou muito mais bonita! Minha ortodontista disse que eu tbém preciso fazer essa cirurgia, mas eu acho que ela tá inventando coisa! Depois de saber o que vc passou... de jeito nenhum! Bjus...

    ResponderExcluir
  7. Nossa amiga...um ano já! Como o tempo tá voando! Se já era linda, ficou mais ainda...até pq com auto estima no lugar, tudo fica melhor né! Bjokas...çta linda...to sem nada pra postar :(...bjs

    ResponderExcluir
  8. Ficou ótima a cirurgia, acho que o mais importante é se sentir bem e não ter mais dores. Espero que também consiga um bom resultado com o tratamento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Sessa não fique revoltada apesar de ter perdido a sensibilidade você continua linda, todas as vezes em olhar no espelho e bater a aquela raiva respire fundo e agradeça a Deus pela sua vida e sua beleza!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa amiga, que resultado incrível!
    deve ter sido difícil pra vc se acostumar com o queixo tão diferente, pois mudou seu rosto tb!... mas com certeza ficou mais bonita!
    Parabéns pela coragem e por sua recuperação!
    beijoss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
  11. Oi Sessa!
    Que bom que foi satisfatória o resultado de sua cirurgia! Tanto pela estética como pelo principal que era sua saúde, sem dores é tudo de bom...
    Você mais linda!!! Meu marido sofre do mesmo problema, só que o contrário, para frente... falamos com o dentista, mas ele não tem graças a Deus problema algum com dor ou paladar, ele quer muito, mas não estou incentivando, pois como tem que tirar um pedaço do osso maxilar, tem que ficar 1 mês sem poder abrir a boca, fico preocupada, acho muito sofrimento! E vai que eu não reconheça mais o marido, rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  12. Valeu todo esforço você esteticamente está bem mais bonita,achei muita diferença,sem contar que se você teve
    melhora na sua saúde valeu a pena todo sofrimento,eu creio que a recuperação não deve ter sido fácil,graças a Deus você venceu e agora está comemorando. Bjs Nana

    ResponderExcluir
  13. Meu queixo é igualzinho ao seu antes da cirurgia. Me incomoda muito, mas morro de medo dessa cirurgia :(

    ResponderExcluir

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...