23 de maio de 2012

13

Cirurgia Ortognatica

Então gente vou contar uma historinha pra vocês.

Aos meus 18 anos de idade passei a usar aparelho ortodôntico, pois tinha alguns problemas no maxilar, muitas vezes ele travava com a boca fechada ou aberta e doía que era um horror. Era como se ele se desloca-se do lugar entende? Sem contar que diariamente ele estalava horrores. Além disso, percebia que meus dentes superiores tampavam completamente os inferiores, e meu queixo era um tanto pequeno! Então fui ao ortodontista, e na época usei aparelho por um período bem curto (1 ano). Com o passar dos anos, não tive mais os travamentos do maxilar, os estalos diminuíram, mas não terminaram, e meus dentes voltaram exatamente como era antes. Mas quando se tem filhos, acabamos transferindo nossa vida para eles, deixei para lá. Há uns 4 anos comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que naquela época eu deveria ter feito uma cirurgia para corrigir minha deficiência mandibular, mas acho que o meu ortodontista não era especialista nisso e deixou passar (conclusão usei aparelho por 1 ano sem resultado algum, só gastei com a manutenção mensal que na época era um absurdo de caro!). 
A nossa dentista na época era buco maxilo facial e disse que meu caso se resolveria com a cirurgia apenas, mas achava que era besteira eu fazer, uma vez que isso não interferia na minha aparência. Mas fiquei com aquilo na cabeça: "Poxa vida! Se posso melhorar e morder corretamente, e ter uma qualidade de vida melhor, por que não fazer?"

Acabamos que percebemos que meus dois filhos também sofrem do mesmo problema: Falta de queixo! O Lu esta em tratamento ortodôntico a 4 anos e já corrigiu quase tudo, o Memel faz 2 anos, mas o dele é mais retraído e ainda vai rolar mais alguns anos dec tratamento, inclusive com o buco. Quando se é criança os ossos ainda são modeláveis dá pra corrigir com aparelho, alguns casos necessita de cirurgia.

Então minha cirurgia esta marcada para dia 27/06. É uma cirurgia muito invasiva, não dói nada o pós operatório, mas é totalmente desconfortável, pois fica com a boca presa com elásticos e a alimentação é somente liquida por um período de pelo menos 30 dias. Incha bastante o rosto, que desaparece em um longo período, cerca de 1 ano. Sem contar que pode modificar o formato do rosto, mas meu buco garantiu que eles fazem de tudo para que isso não ocorra, pois algumas pessoas precisam de acompanhamento psicológico para se acostumar com o "novo" rosto. Ele disse que somente de perfil as pessoas notarão que há algo "diferente" no meu rosto.
Esta cirurgia é a mesma indicada para pessoas que possuem excesso mandibular, aquele queixo grande projetado para frente. Nestes casos a cirurgia é bem mais visível, pois muda mesmo o rosto das pessoas, é como se fossem outras, mas vale totalmente a pena.

A CIRURGIA
A cirurgia para correção da deficiência mandibular é realizada através do corte no osso mandibular, denominada de "osteotomia sagital mandibular bilateral", e o deslize da parte do osso que contém os dentes - segmento distal -. O osso é mantido na posição final através de placas e parafusos de titânio, os quais permanecem no osso, sem que haja necessidade de remoção.

COMO ELA É FEITA


via: http://www.institutodentofacial.com.br

Meu queixo não é totalmente retraído assim como no vídeo, é levemente retraído, no meu caso eles farão também um corte superior, pois a "falta de queixo" faz com que a mandibula se projete para frente para acompanhar o maxilar retraído. Então serão cortes na mandibula e maxila, com colocação de parafusos em ambos.

Na linga dos dentistas: MANDIBULA - PARTE SUPERIOR DA ARCADA DENTARIA
MAXILAR - PARTE INFERIOR DA ARCADA DENTARIA.

Então gente, não estou com medo não, mas é uma cirurgia que o pós é terrível. Então já estou me preparando com a alimentação, já ganhei 4 quilos para que eu não perceba o que perderei, pois pode parecer loucura, como já disse, mas eu fico apavorada quando perco peso, fui muito magra, até que há 8 anos fiz um regime de engorda!

Escolhi esta data 27/06 pois é uma quarta-feira e marido estará voltando do Rio de Janeiro e a semana posterior ele fica de folga, só retornando a viajar em 08/07, e também porque as crianças entram em férias escolares (sou eu que levo e busco na escola). Pois o medico disse que os 15 primeiros dias seria bom ter alguém comigo. Minha cunhada fez a mesma cirurgia em novembro, e está se recuperando bem.

AH! Não tomei esta decisão por estética não viu, é mesmo por questão de melhora na minha respiração, pois nunca respirei de forma limpa com meu nariz! Sempre tem algum lado entupido, além de dormir de boca aberta. No futuro isso pode me acarretar problemas entendem?

Ufa! Acho que expliquei direitinho. Então vamos que vamos!

13 comentários:

  1. Amiga...isso é necessário mesmo? Nossa fiquei preocupada...estou passando por tratamento tb..hj mesmo eu tinha uma cirurgia pra retirada de alguns dentes pra por aparelho (adiei por conta de reforma, mudança e tal). Tb minha denrtista com sua equipe me sugeriu colocar um pino no dente, pra aumentar a gengiva e diminuir mewus dentes q são grandes...mas não me incomodAM, então, acho q isso não vou fazer. Acho vc tão bonita Van...pense bem...to aqui na torcida por vc! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa
    è tão chato qd ñ encontramos profissional capacitados,ai vc teve q usar aparelho sem o resultado esperado.
    Usei aparelho 4 anos pois meus dentes eram mt inclinados pra frente,mais minha arcada superior é mt funda,ai ñ pode entrar mt para ñ ficar com a boca mucha.
    mas se vc acha melhor fazer,confie em Deus e nos profissionais,q vai dar tudo certo,vc vai se recuperar bem e ter bom êxito.estarei orando por vc amiga.
    Agora q vi sua foto no atalho do face,mas ñ da pra notar nada d tão diferente.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser horrível, mas com certeza com o carinho do marido e dos filhotes vc ficará ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrivel é mesmo, se eu tiver coragem pos cirurgia eu posto as fotos. rs

      Excluir
  4. Vanessa,

    Eu e meu filho temos o mesmo problema, no meu caso agora é só cirurgico mesmo, mas no meu filho o ortodontista sugeriu usar um aparelho chamado HERBST.

    Bjo!
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é meus filhos iniciarão tratamento com o buco que irá indicar as tais placas corretivas e ver se até os 14 anos corrije, do contrario só cirurgia tambem. Bjaum

      Excluir
    2. Como não sabia o nome do aparelho que eles usam fui pesquisar o que mencionou e é exatamente este que eles usaram, o mais velho ja esta com o fixo apenas, pois já corrigiu bastante, o mais novo tambem usa este, mas já não necessita mais de ativação, somente o de baixo. Depois será o fixo, mas daqui uns 2 anos ou mais. Bjaum

      Excluir
  5. nossa, tomara que dê tudo certo na cirurgia e vc não sofra muito. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem espero Waneska. Mas acho que me sairei bem sim, tenho como modelo minha cunhada que operou em novembro, não tenho muito contato com ela (problemas de familia e não nos falamos mais), mas o inicio eu pude acompanhar.
      BJaum

      Excluir
  6. Olá flor! Sempre estou por aqui, mas nunca comentei...hj me surpreendi ao ver vc abordar esse assunto pelo qual tbm estou passando...já usei aparelho duas vezes, uma aos 12 anos e outra agora aos 26.Nessa ultima vez , usei ciente de q meus dentes voltariam, mas precisei por causa casamento.estou me ensaiando para fazer os exames e fiquei com muito medo, dizem que é uma cirurgia bem cara...Nos mantenha informada ,estarei torcendo pra tudo corra bem!
    Bjus Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tati, sei que é uma cirurgia cara, mas os convenios medicos são obrigados a cobrir pois não é estética. Era para eu ter operado no ano passado, mas mudei de convenio e tive que aguardar nova carencia. Hoje estou com 32 anos e demorou muito para que os dentes chegassem na posição para cirurgia. Aproveita que esta mais nova e faça sim a cirurgia viu. Parece que até o sus cobre, demora mais, mas cobre sim.
      Bjaum e volte sempre

      Excluir
  7. Oie...
    Eu entendo bem isso, porque estou criando coragem para passar pelo mesmo. Tenho que fazer uma cirurgia de correção e estou pensando em fazer nas férias. Mesmo que sua cirurgia fosse só estética (o que não é o caso) eu seria a favor. Sabe porque? Quando uma pessoa chega ao ponto de pensar em cirurgia, é porque a dor emocional é maior do que a dor física que o pós operatório pode causar. Eu acredito que cada um sabe onde dói e não gosto de dar palpite, a não ser como, se a pessoa pesquisou sobre o médico, se está se organizando pro pós, pra seguir a risca as recomendações... Sou a favor da felicidade, e cada sabe onde precisa cuidar pra ser feliz.
    Mas voltando ao seu caso, depois de todo esse discurso que eu fiz, cuide-se bem, se organize pra que possa ficar tranquila depois. E faça mesmo, ainda mais que é necessidade, antes que tenha que fazer de emergência (minha tia adiou até que foi internada com o maxilar completamente fora). E eu tô resolvendo minha vida também... vamos ver... hihihihi

    ResponderExcluir
  8. Oi Sessa que bom saber que tomou a decisão pela cirurgia. Olha minha irmã fez há 25 anos, e a minha mãe há 5 anos...o problema delas era o contrário do seu, o maxilar é que era avançado. Quanto a alimentação realmente vc tem que estar bem preparada psicologicamente, pois é só liquido mesmo. Minha mãe ficou em minha casa no pós operatório até se recuparar bem. Minha filha é quem preparava a sopinha dela, sempre variando os ingredientes e tudo muito saudável, legumes, feijão, carne, bem cozido e depois batia tudo no liquidificador e tomava no canudinho grosso. Mas tudo correu muito bem e com vc tb será assim. Tenha fé e coragem que passa rapidinho. Ah a gente dava leite com SUSTAGE pra ela, e tb vale ressaltar que ela se alimentava a cada hora e meia, pq o liquido faz digestão muito rápido.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...