9 de setembro de 2014

5

Cunha a cidade das Cerâmicas!

Oie!
Hoje darei uma dica de passeio super agradável pra quem está a fim de curtir uma cidade linda e cheia de atrações!

Cerâmica e pousadas em Cunha, interior de São Paulo.

No leste do estado de São Paulo está a Estância climática de Cunha, um lugar que fica na metade do caminho entre as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, a pequena cidadezinha é bem tranquila e um passeio procurado principalmente por casais. O Roteiro de Turismo mostra um pouco mais sobre este destino no interior de São Paulo. 

A pequena e aconchegante cidade é uma das maiores produtoras de pinhão e também já foi uma grande produtora de vinho, tendo ganhado inclusive prêmios por sua excelência no passado, hoje em dia os antigos produtores tentam retomar esse mercado na região.
Um dos atrativos e diferenciais da cidade é um dos principais centros de artesanatos dedicados a cerâmica do Brasil, criado em 1975 por artesãos japoneses e portugueses o lugar é referência no uso de uma técnica japonesa milenar que transforma barro em pedra em fornos com temperatura que podem chegar a 1.350ºC.

A cidade foi escolhida para ser sede do lugar por diversas razões, a argila que é encontrada na região é muito boa para a prática, outro fator é o clima favorável e também por estar entre dois pólos comerciais como Rio e São Paulo.
O prédio desativado do Matadouro Municipal foi cedido pela prefeitura para a instalação do ateliê, que funcionou no local até 1983, após cinco anos foi instalado ali a Casa do Artesão, que funciona no mesmo local até os dias de hoje. 

Após a chegada e consolidação do ateliê outros foram chegando a cidade, alguns que utilizam a mesma técnica japonesa e outros que utilizam de suas próprias técnicas, o lugar é muito visitado por pessoas que apreciam e que querem aprender sobre a cerâmica.


Para quem vem de SP o melhor caminho é pela rodovia presidente Dutra e depois seguir pela rodovia Paulo Virgínio, se a origem for o RJ o caminho é o mesmo, pela Dutra e Paulo Virgínio, só que no sentido inverso. Para maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Cunha no interior paulista, acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/cunha/

http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/cunha/

5 comentários:

  1. Eu conheço Cunha! Tenho até um bule de ceramica q virou jarro pq eu quebre a tampa....mas é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Pena que é tão longe de casa..ssrs todo lugar que tem coisa linda fica longe daqui pra variar..kkkk
    Cada coisa lindaaaaaaaa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. que cidadezinha linda, adoro estas cidades do interior de São Paulo. bjuss

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia Cunha.... mas que ótima dica!

    Dificil será convencer meu noivo a ir para lá.... (já está sendo difícil convenve-lo a ir para Porto Ferreira! kkk

    Acho que deve ficar perto de Campos de Jordão ne.... se for, dá pra conciliar os 2=)

    Beijos!!

    Livia
    (nossos85metros.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber. Estava mesmo imaginando onde poderia comprar pratos de cerâmica bem bonitos.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir

Família Buscapé adora sua visita e comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...